Jornal O Diário

Terça-Feira, 23 de Setembro de 2014

Última atualização:06:00:00 AM GMT

Você está no canal: CADERNO A MÚSICA Festival de Verão começa quinta-feira

Festival de Verão começa quinta-feira


É a partir da próxima quinta-feira que os mogianos poderão aproveitar a programação do I Festival de Verão de Mogi das Cruzes. Ao todo são 30 atrações, incluindo shows musicais, espetáculos teatrais, intervenções circenses e sarau. Todas as atividades têm entrada gratuita, mas para as que acontecem em espaços fechados, será preciso retirar ingresso com uma hora de antecedência.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, cada um só poderá retirar dois ingressos. Ele ainda avisa que para as apresentações do Demônios da Garoa, na estreia, e do maestro João Carlos Martins mais a Orquestra Filarmônica do Sesi, no dia 31, um telão será colocado na área externa do Cemforpe - um dos 9 palcos do evento -, onde acontecem esses shows.

“Ali tem espaço para que o pessoal que não conseguiu entrar, assista aos shows na parte de fora”, explica o secretário. Segundo Mateus, antes de todas as principais atrações – a banda Aliados, Zizi Possi, O Teatro Mágico, Ataulpho Alves Junior e Zimbo Trio – haverá apresentações de artistas locais.

“Esse tem sido um pedido do prefeito (Marco Bertaiolli) para que antes de todos os shows de fora, tenhamos artistas daqui”. Mateus explica que participam da programação aqueles que estão cadastrados na Secretaria de Cultura. “Fizemos um cadastramento e nesse momento avaliamos a relevância do material apresentado por eles”, aponta o secretário. Os artistas que abrem os grandes shows também foram escolhidos de acordo com o perfil das atrações que vêm na sequência. No total, das 30 atividades, 22 serão comandadas por talentos locais.

A princípio, a ideia era de que o Festival de Verão tivesse um número menor de atrações, mas com o passar do planejamento houve a oportunidade de parcerias. A vinda do maestro João Carlos Martins, por exemplo, é via Programa de Ação Cultural (Proac), do Governo do Estado. “A ideia era fazer nos últimos sete dias de janeiro, mas fomos conseguindo ampliar e agora temos 11 dias de evento”.

Ele revela também que no começo, a proposta era contemplar apenas shows musicais, mas com as parcerias foi possível inserir outros segmentos. Por isso, até a eleição da Corte de Carnaval e o Concurso de Marchinhas de Sabaúna fazem parte do cronograma.

Carnaval

Nos dias 24, 25 e 26 acontecerão as eliminatórias e final do II Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Sabaúna - prêmio Chiquinha Gonzaga. As inscrições se encerraram no início do mês e, de acordo com o secretário, a inserção do evento na programação do Festival de Verão ajudou a divulgar ainda mais a iniciativa.

“Conversamos com o pessoal da organização de lá (a produção é da Gira Mundo Cultural e a realização da Estação Cultural Sabaúna) e entramos como apoiadores”, conta Mateus. Informações sobre o concurso também podem ser obtidas no www.facebook.com/IIConcursoDeMarchinhasSabaunaCarnaval2014.

Já a eleição da corte de Carnaval, que nesse ano abriu inscrição para pessoas da terceira idade (Imperatriz e Imperador), acontecerão entre os dias 29 e 30.

Piano no Terminal

Um dos destaques da programação do Festival de Verão é a apresentação de pianistas no Terminal Central. Segundo o secretário, outras intervenções artísticas já foram realizadas no espaço e com sucesso de público.

Por isso, existe a possibilidade de, mesmo após o festival, pianistas voltarem a se apresentar no local. “Temos um piano aqui para utilizar, mas não temos condições de manter toda a estrutura necessária o ano todo por lá. Também vamos sentir como vai ser a resposta do público e se for interessante podemos repetir”.

Cota

Na estreia do Festival de Verão, no Cemforpe, cerca de 200 ingressos serão destinados aos idosos que participam de núcleos como o Única e Pró-Hiper.

Toda a programação está disponibilizada no www.cultura.pmmc.com.br. Informações também podem ser obtidas no 4798-6900. (Mariana Nepomuceno)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar