Jornal O Diário

Terça-Feira, 16 de Setembro de 2014

Última atualização:06:00:00 AM GMT

Você está no canal: CIDADES ELEIÇÕES TV Diário inicia cobertura especial

TV Diário inicia cobertura especial

Após a divulgação, na noite da última sexta-feira, da primeira pesquisa eleitoral realizada com exclusividade pelo Ibope e contratada pela TV Diário, a afiliada da Rede Globo na Região, intensifica, a partir desta segunda-feira, a cobertura da campanha eleitoral para prefeito e vereadores em Mogi das Cruzes e cidades do Alto Tietê.

Com a proposta de debater ideias e programas “com isenção e imparcialidade”, segundo o editor responsável pelo Jornalismo, Dino Rodrigues, a emissora vai iniciar uma verdadeira maratona de atividades relacionadas com a campanha, que inclui desde o acompanhamento do dia a dia dos candidatos a prefeito, debate, entrevistas com cada um dos concorrentes à Prefeitura de Mogi, divulgação de novas pesquisas, apresentação da disputa em cada uma das cidades da Região, além da produção de reportagens especiais abordando temas de interesse direto dos eleitores para que eles possam se conscientizar de seus direitos e dos serviços públicos que devem ser realizados na Cidade onde cada um vive.

Para cumprir à risca todo o cronograma da cobertura, que inclui a participação direta dos candidatos, sem ferir as regras da atual legislação eleitoral, a emissora reuniu-se com prefeituráveis ou seus assessores, durante a semana que passou, para detalhar o projeto e discutir com eles determinadas regras, a serem seguidas em programas específicos, como debates e entrevistas. Todos assinaram um documento confirmando que têm conhecimento do que foi acordado durante o encontro. Com isso, tem início uma permanente mobilização do Departamento de Jornalismo da emissora, com repórteres, cinegrafistas, produtores, editores e toda equipe técnica, voltada para repetir a qualidade da cobertura já testada em eleições anteriores, em todo o Alto Tietê, sem se descuidar do acompanhamento dos fatos do dia a dia.

Campanhas

A partir desta segunda-feira (6) e até o dia 4 de outubro, os repórteres da TV Diário passarão a mostrar o dia a dia dos candidatos a prefeito de Mogi, acompanhando as principais atividades dos políticos em campanha pela Cidade. Diariamente serão mostradas as campanhas dos três primeiros colocados na pesquisa Ibope, enquanto os outros três irão se revezar no dia a dia da cobertura.

Com isso, o trabalho de quatro candidatos estará sendo mostrado diariamente nos programas noticiosos da emissora. De segunda a sábado, na 2ª edição do Diário TV, a partir das 19h15, e às segundas-feiras, na 1ª edição do Diário TV, a partir das 12 horas, com a movimentação dos candidatos a prefeito durante a noite dos sábados e aos domingos.

“Para o planejamento da cobertura, os assessores deverão enviar a agenda de cada um deles até às 17 horas do dia anterior. Caso isso não aconteça, ele será desconsiderado para a cobertura naquele dia, conforme ajustado na reunião da última semana”, diz Dino Rodrigues.

No período de 13 a 31 de agosto, o Diário TV – 1ª edição irá mostrar uma série de 15 reportagens especiais abordando temas de interesse comum a todos os telespectadores da Região do Alto Tietê. As reportagens irão mostrar aos cidadãos quais são os serviços municipais a que eles têm direito para que possam avaliar como vêm sendo atendidos em suas cidades pelos poderes públicos.

Serão cinco reportagens a cada semana, abordando temas como o papel do prefeito, orçamento municipal, atenção primária em saúde, trânsito, lixo e creches, entre outros.

“A discussão desses temas é uma recomendação da Central Globo de Jornalismo e será feita nas 117 afiliadas da TV Globo em todo o País”, afirma Dino Rodrigues.

Entrevistas

Todos os seis candidatos a prefeito terão oportunidade de mostrar seus planos para administrar a Cidade, em duas rodadas de entrevistas que serão realizadas nos telejornais da TV Diário, nos meses de agosto e setembro próximos.

Entre os dias 20 a 24 e dia 27 de agosto acontece a primeira rodada de entrevistas na 2ª edição do Diário TV, com 5 minutos de duração cada uma, obedecendo à seguinte ordem de candidatos, definida por sorteio: Mário Berti (PCB), dia 20;  Fernando Muniz (PPS), dia 21; Jorge Paz (PSOL), dia 22; Marco Bertaiolli (PSD), dia 23; Edgar Passos (PSTU), dia 24; e Marco Soares (PT), dia 27.

A segunda rodada acontecerá na 1ª edição do Diário TV, entre 17 e 21 e no dia 24 de setembro, com tempo de 8 minutos para cada candidato entrevistado responder às perguntas. Também por sorteio, as entrevistas obedecerão à seguinte ordem: Edgar Passos (17), Bertaiolli (18), Fernando Muniz (19), Berti (20), Marco Soares (21) e Jorge Paz (24).

“As entrevistas serão ao vivo, e cada candidato deverá responder perguntas sobre sua história, pontos de seu programa de governo e temas da atualidade”, informa Dino Rodrigues.

Nem os candidatos e nem a emissora poderão editar trechos isolados da entrevista para programas eleitorais ou jornalísticos. E em caso de ofensa a outro candidato, a direção da emissora, após analisar eventuais recursos, poderá conceder um minuto de resposta na mesma edição do telejornal do dia seguinte.

Caso alguém se recuse ou não consiga comparecer, os demais candidatos serão entrevistados da mesma maneira e o ausente não terá direito a compensação.

Durante as entrevistas, os candidatos não poderão exibir documentos, manuscritos, panfletos ou qualquer outro tipo de material de apoio.